Zíbia (em hebraico: צִבְיָה; Tsivyah, "gazela") era a esposa do rei Acazias de Judá e mãe do herdeiro do trono, Jeoás de Judá. Ela é mencionada apenas em 2 Reis 12:1 e 2 Crônicas 24:1, ambas referências à ascensão de seu filho. As referências bíblicas não fornecem informações sobre ela além de sua associação com Berseba e Jeoás.
Zíbia era de Berseba, e esposa do rei Acazias (o sexto rei de Judá), portanto, nora de Atalia. Ela vinha da família de Acabe e Jezabel também, pois era neta deles, e como já vimos por aqui, eles foram reprovados por Deus devido a idolatria e perseguição aos profetas e servos do Senhor. A sogra de Zíbia, Atalia, era uma mulher que aconselhava seu filho Acazias para o mal.
O fato dela ser natural de Berseba pode indicar uma estratégia sulista do rei de Judá, tentando consolidar o controle da área. Zíbia provavelmente foi morta, junto com todos os outros membros da família real, quando Atalia, a mãe de Acazias, usurpou o poder. O único sobrevivente do massacre foi seu filho, Joás, que foi escondido por sua tia Jeoseba. Sete anos depois, uma conspiração contra Atalia o proclamou rei.
Zíbia, apesar de ter perdido quase todos os seus filhos, foi consolada naquele que Deus livrou: Joás, que tornou-se rei de Judá.
Zíbia ficou logo viúva, pois seu marido foi morto por Jeú após o primeiro ano de seu reinado, além disso, ela teve a infelicidade de ver todos os demais filhos do rei (com exceção de Joás que foi salvo por sua tia Jeoseba), de outras esposas e concubinas mortos a mandato de Atalia.
O filho de Zíbia, Jóas, ficou escondido por 6 anos nas recâmaras do Templo do Senhor que era um local onde Atalia jamais procuraria porque era idólatra e não entrava no Templo do Senhor. Ele cresceu recebendo a influência do sacerdote Joiada e de sua tia Jeoseba, mulher fiel a Deus e, certamente de sua mãe Zíbia. Em seguida foi levantado rei de Judá com apenas sete anos de idade, sendo temente ao Senhor e fazendo o que era reto por todos os dias em que viveu o sacerdote Joiada.
Zíbia certamente era a rainha-mãe ao lado do infante rei de Judá. Joás efetuou grandes reformas na Casa do Senhor, só que quando o sacerdote Joiada morreu, Joás lhe pagou o bem com o mal, ordenando o assassinato de seu filho, o profeta Zacarias, vv.20,21, pelo que Deus enviou severos juízos sobre ele, vv. 23-25.
Não se sabe se Zíbia esteve ao lado do filho nos quarenta anos em que ele reinou, mas pelo fato de Deus ter poupado seu filho na hora da matança feita por Atalia, pode-se deduzir que fosse mulher temente Deus e que tivesse boa influência sobre seu filho, diferente do que ela recebeu da descendência de Acabe e Jezabel.
0 Comentarios