Seerá: Se quer uma coisa bem feita, faça você mesmo


Podemos ter a certeza de que desde os tempos mais antigos as mulheres já eram vistas como inspiradoras e edificadoras. Hoje muito se fala sobre o versículo "a mulher que edifica sua casa é uma mulher sábia". O que podemos dizer então de uma mulher que edifica não apenas uma casa, mas duas cidades? Isso mesmo, hoje vamos falar de Seerá, uma mulher forte e sábia que teve coragem de falar e ser escutada pelos homens, ganhando respeito ao ponto de estar a frente de muitos deles.

Uma mulher virtuosa sabe que se ela não colocar a mão na massa, as coisas vão ficar por fazer. Ela vai se atrasar e os seus projetos não terão um bom andamento. Ela não tem preguiça de trabalhar, seja dentro ou fora de casa (e muitas vezes é nos dois âmbitos). Ela sabe o que tem de fazer e simplesmente faz! E faz muito bem feito. 

Hoje vamos falar sobre referência bíblica de uma mulher poderosa chamada Seerá. Depois de tantos homens sendo citados, homens valentes e soldados de guerra, encontramos timidamente o nome dessa mulher, mas não apenas o nome, como também o que ela fez de tão importante e notório. Vale lembrar que naquela época a mulher não era nem mesmo citada, ficando apenas em segundo plano. Ou seja, ter seu nome gravado nas escrituras significa o quão especial ela realmente foi.


Seerá foi de auxílio fundamental para que o rei reconstruísse algumas regiões destruídas, inclusive, nesses feitos, ela mesma construiu sua própria cidade. Sua liderança e referência neste rol predominantemente masculino de nomes denota que ela foi uma mulher altamente considerada por Deus.

Se hoje ainda há bastante preconceito com relação as engenheiras, imagina naquela época? Imagina que fantástico um rei levantar uma mulher para construir cidades, numa época que somente os homens tinham esse privilégio?  

Uma mulher que fez a diferença mesmo quando as coisas iam mal. Seerá foi sábia pois escolheu edificar não apenas para ela, mas para os outros também.

Seerá era da linhagem de Efraim. Ela é mencionada logo após sabermos que Efraim tem tido com sua esposa um filho que ele chamou Berias (esse nome significava: "as coisas vão de mal a pior"). Seerá entra na história sem se deixar levar por esse anúncio de "mas notícias" em sua família. Ela resolver edificar! 

Mesmo com as coisas indo mal ao seu redor, ela resolve enfrentar as lutas e sair a conquistar, ajudando na construção das cidades. Não se diz exatamente em que sentido ela 'construiu’, mas certamente foi de alguma maneira extremamente notória para o progresso e para o desenvolvimento desses lugares. Ela torna-se uma "edificadora" destacada na bíblia, demonstrando ser uma mulher muito objetiva, organizada, operosa e destemida. Deus a abençoou e proveu que seu nome e seus atos fossem registrados em Sua Palavra, demonstrando assim que, mesmo sendo mulher, Ele não faz acepção de pessoas e é justo em recompensar a obra de cada um.

A ideia e o conceito de Deus para cada uma de nós é de nobreza, de excelência. A bíblia é recheada de histórias de mulheres como Seerá, que decidiram traçar suas trajetórias conforme a vontade do Senhor, rumo ao alvo. Isso nos assegura que há um lugar especial para cada uma de nós, mulheres, no Seu Reino: um lugar de honra, para estabelecer um ministério (seja ele qual for). Somos escolha dEle para ser coroa da Criação. Independente de quem somos, Ele vai nos usar. Ele nos dará habilidades para honrar o Reino através de nossas vidas.

Deus se agrada de um coração servo e disposto, pois assim conseguimos mostrar a face de Deus através de nossas ações tanto no nosso trabalho secular, quanto no ministerial.

Essa mulher nos ensina que não podemos ficar paradas e desiludidas quando as coisas vão mal, pelo contrário, podemos e devemos olhar para o nosso Deus e crer que Ele tem algo novo para nós, e que Ele deseja que sejamos edificadores, pessoas que levantam vidas que trazem alegria e esperança pela fé no que Ele pode fazer!

0 Comentarios