Jeoseba: Filho de peixe, peixinho é


Jeoseba foi uma princesa, irmã do rei, que fez o que era certo aos olhos do Senhor, e, assim, salvou a vida do menino Joás que foi ascendente de Jesus. Ela era uma mulher de coração sensível a Deus, e por isso, Ele a usou porque a conhecia e sabia que ela era capaz de tomar uma grandiosa atitude.

A bíblia nos conta que havia uma rainha, muito cruel, chamada Atalia. Esta, por sua vez, após a morte do seu marido, planejou assassinar cada príncipe da família real para poder ficar com o trono. Jeoseba era possivelmente enteada de Atalia, mãe de Acazias, - o recém falecido rei, único sobrevivente quando seus irmãos foram assassinados anos antes -. A história estava a ponto de se repetir novamente, de uma forma trágica. Por isso, Jeoseba decidiu salvar pelo menos uma das crianças: Ela protegeu seu sobrinho Joás e o escondeu no templo com seu marido, Joiada, um sacerdote. Durante os seis anos seguintes eles se tornaram os pães dele no esconderijo. Involuntariamente Jeoseba preservou a linhagem ancestral da qual Cristo nasceria, pois Joás era o único vivo da descendência de Judá. 


Ela pensou primeiro no interesse da nação. Correu risco de vida ao defender a promessa de Deus. Jeoseba criou e educou seu sobrinho para que, no dia oportuno, ele reinasse. Correu grande risco ao proteger a vida da criança porque acreditava na promessa divina. Esperou por 6 anos, até que se cumprisse a promessa. Até que, finalmente, no sétimo ano, o seu marido reuniu todos os levitas e os chefes das famílias israelitas e disse: "Reinará o filho do rei conforme o Senhor prometeu acerca dos descendentes de Davi". Trouxeram então Joás para fora, colocaram a coroa, entregaram-lhe o Livro da Lei e o ungiram rei. E todo o povo gritou: "Viva o rei!". Quando Atalia ouviu, correu para o Templo e, vendo que ainda tinha restado um sobrevivente, rasgou as suas vestes e gritou: "Traição". Tiraram a rainha para fora do templo e a mataram. O rei de direito subiu ao trono, e então fizeram aliança com Deus. Derrubaram os altares de Baal, restabeleceram o culto ao Senhor e restauraram o Templo. Joás, a criança protegida que se tornou o rei, foi bem criado por Jeoseba e Joiada, pois, diferentemente dos reis anteriores, ele teve uma vida que agradava ao Senhor. 

Quem sabe teu problema é igual ao de Jeoseba, você está protegendo alguém com suas orações e suplicas diante do Senhor, e através de você Deus tem guardado esta pessoa, este lar, este casamento, ou o que seja. Continue firme sem desanimar. Não importa quanto tempo leve para Deus ministrar a libertação e conceder a vitória, leve a Ele esta pessoa em tua oração, não desista. Deus vai guardar, vai livrar, vai por um basta e você vai ver essa pessoa vencer e tomar posse de suas bênçãos por direito.

Ao observar estes atributos de Jeoseba cheguei à seguinte conclusão: Se eu quiser trabalhar e fazer grandes coisas para o meu Deus, tenho que ser uma mulher corajosa e ousada. Mas somente a Palavra de Deus é que poderá me fortalecer. E, neste meu desejo de transformar-me numa mulher que enfrentará tudo por amor a Ele, irei.

Esse momento crucial na vida de Jeoseba demonstra uma importante lição: mesmo quando o mal prevalece, ainda somos chamados para fazer o bem onde for possível. Talvez não possamos mudar todas as coisas, mas se pudermos apenas tomar uma ação positiva, devemos fazê-lo. Não sabemos quão grande efeito um único ato terá. Que Deus nos ajude a fazer escolhas certas com as oportunidades que estão diante de nós.

1 Comentarios