Lóide: Ensinando é que se aprende


Não adianta preocupar-nos apenas com a aparência, com o carro e com a casa: o maior legado que alguém pode deixar aos seus (seja seguidores, a igreja ou a família) é o caráter de Cristo impresso em atitudes coerentes com sua forma de vida. Na Bíblia existem versículos que tratam sobre transmitir à próxima geração, os feitos do Senhor, a essência do nosso Deus.


Quando você ouve a palavra “instrução” mencionada no contexto da igreja, provavelmente pensa nos líderes espirituais, e você está certo em fazê-lo. No entanto, a Bíblia também ensina que todos os cristãos devem instruir uns aos outros, sendo chamado para que fale cada um a verdade com o seu próximo (Efésios 4.25), e ainda exortar mutuamente cada dia (Hebreus 3.13). Ou seja, em qualquer situação que nos encontremos, devemos instruir uns aos outros de acordo com as verdades da Escritura. Porém, infelizmente, um comportamento/atitude comum de nosso século é o egoísmo, que nos faz pensar apenas nas nossas necessidades e sermos negligentes, supostamente desapercebidos quanto às necessidades dos outros também. 

Lóide foi uma mulher que tinha preciosidade rara nos dias de hoje: o bom ensino. Como uma mulher que amava a Deus, ela ensinou as verdades espirituais que foram transmitidas às próximas gerações. Seu nome provavelmente significa "encantadora”, e sabemos que o apóstolo Paulo descobriu que isto era verdadeiro, quando a elogia. 

Falar das verdades bíblicas era para ela um prazer. Na verdade, ela estava preparando o coração da sua família para ouvir as pregações que falaria de Cristo e das boas novas do evangelho. Lóide soube transmitir o seu amor, a sua fé e os seus valores. Ela tinha tempo de qualidade com quem amava. 

Os elogios que partem de outros revelam muito sobre a pessoa elogiada. Paulo fala muito bem de Lóide, dizendo que sua fé é genuína e sem fingimento. 

O resultado de viver sem a preocupação com o que estamos deixando de “sólido e concreto” para uma sociedade cada vez mais desprovida dos princípios da Palavra de Deus pode ser catastrófico. Lóide foi apresentada de forma notável. Com diligência, além de ensinar sua filha Eunice, posteriormente também instruiu seu neto Timóteo nos princípios da Palavra de Deus. O resultado desse discipulado pode ser visto durante todo o ministério do jovem obreiro que se tornou um dos mais importantes líderes da Igreja Primitiva. Dia após dia, ela mostrava pelas suas próprias vida como é que a fé se podia aplicar na prática. Isso ajudou a moldar o seu caráter. 

Lóide, como uma mulher de Deus, sabia que ensinar as verdades espirituais não era uma opção mas uma obrigação. Deus, na Sua Palavra, disse a Lóide que ela deveria falar das coisas dEle, em casa e em todos os lugares. Ela cumpriu a sua missão e isto agradou ao Senhor, pois a palavra de Deus semeada no coração do ser humano produz fruto para a vida eterna. 

Pode até ser que Deus use de compaixão para com alguns e os transformem em pessoas extraordinárias, mas a responsabilidade de infundir valor e fé no coração das pessoas continua sendo nossa. Você tem tirado tempo para meditar na Palavra de Deus e para ensiná-la aos que estão ao seu redor? 

Como um membro do corpo de Cristo, você recebeu diversos dons para a edificação desse organismo até a maturidade. Em sua amorosa providência, Deus considerou apropriado estabelecer a instrução mútua como um componente integral para este objetivo. 

Que Deus lhe mostre maneiras em que você pode humilde e diligentemente instruir a outros, para a glória dEle, para sua alegria e o benefício de outros irmãos na fé.

0 Comentarios