Orfa: Um olho no peixe, outro no gato



Existem pessoas que não são más mas, mas por outro lado não são nascidas verdadeiramente em Deus. Pessoas assim também podem ser encontradas por aí. Gente que entra no evangelho por uma afinidade com alguém ou até mesmo por serem muito prestativas, mas, que de fato, não se tornam novas criaturas. Isso faz com que elas, no momento de dificuldade, não permaneçam. Olham pra traz como fez Orfa, ou pior: permanecem na obra fazendo as coisas de qualquer jeito, não tendo nenhum compromisso com as coisas de Deus. 

Orfa era moabita e havia se casado com Quilion, um judeu. Seu marido morreu, sem terem tido filhos. Era jovem ainda e tinha toda uma vida a frente. Ficou ela, sua cunhada Rute e sua sogra Noemi. As três sós, numa época em que mulher não tinha como se sustentar. Sua sogra decidiu que ia partir, voltar para a sua cidade de origem (que era Belém). Esta era uma cidade com cultura diferente da que Orfa foi criada, e isso provavelmente a assustou. Ela viu que ali adoravam a um único Deus. Além do mais, ela sabia que lá os moabitas não eram bem vistos. Eles eram inimigos há muito tempo.

Imagino que Orfa deve ter lutado contra a indecisão. Afinal, sem homem algum para tomar conta delas, as três mulheres não teriam como se sustentar, certo? Na cabeça de Orfa, Belém prometia apenas mais problemas. E então, ela tomou sua decisão. Era a coisa mais sensata a fazer, naquele momento. Ela não precisaria aprender um novo estilo de vida, se relacionar com um povo estrangeiro, nem adorar um novo Deus. Sim, Orfa decidiu que voltaria! Desse modo não seria um fardo para Noemi, aparentemente.

Orfa escolheu o que parecia ser o caminho com menos obstáculos. Ela conseguia imaginar um futuro em sua própria terra e a possibilidade de um segundo casamento com alguém de seu povo. No mínimo, teria sustento e estaria segura com sua família. Retornou para o familiar em vez de se lançar no desconhecido. Embora Orfa talvez não se considerasse alguém que gostava de correr risco, na verdade acabou se arriscando assim mesmo. Prosseguir significaria arriscar com Deus ao lado; voltar era o mesmo que arriscar sem Ele. E quntas vezes nos encontramos assim, não é mesmo?!

A confiança em suas próprias percepções e entendimento deu a ela uma sensação de mais controle. Orfa deixou de lado as bençãos e a aventura de ser uma filha do Deus vivo, pois estava presa ao seu passado.


Ela vacilou em seu compromisso com Noemi, apesar de não ser uma mulher má. Na verdade, Orfa demonstrou grande afeição pela mãe de seu falecido marido, Quilim. Porém, apesar de Orfa amar e respeitar sua sogra, ela não possuía a profunda lealdade nem o espírito de abnegação necessários a um compromisso vitalício com ela e com o Deus de Israel.

O andar junto com alguém, como nesse exemplo, significa não só andar, literalmente, mas sim aceitar a outra pessoa do jeito que ela é, apoiá-la em suas decisões, estar próxima. Estar no mesmo caminho em uma amizade é o simples desejo de ter aquela pessoa por perto, como companheira de situações, mesmo que suas escolhas sejam completamente diferentes. 

E você, é quem? Como tem agido com aquela que diz que é sua melhor amiga? Tem se dedicado, feito das escolhas dela as suas, ou tem somente criticado por tudo o que ela faz? Infelizmente, nos dias de hoje, há muitas "Orfas" que só querem viver por si, sem pensar na amizade que diziam ser tão sincera.

Será que tem feito más escolhas? Diante do medo, da insegurança, do incerto, você tem tomado decisões erradas? Como está a sua fé? Você tem conseguido aconselhar pessoas para que não desistam de lutar, crendo que Deus estar sempre conosco ou tem tentado tomar as rédeas de sua vida? Quem está pesando mais nas tuas decisões, o mundo ou Deus? Dependendo das tuas respostas, você estará traçando o teu Destino.

Você que está querendo partir (voltar para o mundo), está cansada de lutar e tem alguém te oferecendo ajuda, mas para isso, você tem que abandonar o que você sabe que é certo. Hoje Deus está te dando uma chance de voltar. Se naquele momento em que Rute e Noemi estavam indo embora Orfa decidisse ir junto, Deus teria cuidado dela também e teria feito dela um vaso de honra, porque Ele jamais lança fora todo aquele que vem até Ele.

0 Comentarios