Acsa: Em terra de cego, quem tem um olho é rei


Antes de começar a falar sobre esta personagem a qual me tirou muitas lições, gostaria de ressaltar o quanto as minúcias da bíblia podem passar despercebidas por nós. Acredito que, assim como a maioria das pessoas, muitas vezes fico presa a histórias e personagens casuais, os mais conhecidos eu diria. Estamos mais do que acostumados a ouvir a história de muitos que passaram pela bíblia, no entanto, outros, alguns até sem nomes, deixamos alheios... Não dando a devida importância, e, consequentemente, perdendo lições valiosas em cada entrelinha.

Essa foi minha experiência com Acsa, filha de Calebe. A princípio, ela foi apenas mais uma em uma leitura rotineira que fiz. No entanto, esse nome, ou melhor, essa personagem me chamou a atenção e me fez ir mais afundo. Pesquisei sobre ela e posteriormente tive a ideia de postar histórias não tão conhecidas por aqui, sobre personagens que não são tão mencionados/destacados (principalmente mulheres), e assim, despertar o interesse de vocês. Espero que gostem e aprendam tanto quanto ou mais o que aprendi. 

“Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher.  Quando Acsa  foi a Otniel,  ele insistiu com ela para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Josué 15:16-19


Acsa era uma mulher bonita, ao ponto de seu pai oferecê-la como recompensa àquele que conquistasse uma cidade que era habitada por vários gigantes guerreiros, que teriam que ser derrotados. Mas ela, por sua vez, sabia que seu pai queria o melhor para ela e confiava na experiência acumulada daquele que verdadeiramente a amava. Ela foi obediente ao pai. No entanto, enquanto muitos se conformam com terras secas, com aridez, com deserto, etc., ela rejeita o deserto que seria sua sina. Ela quer mais, crê no mais, crê na amplitude, ela aspira por bênçãos maiores, pois sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma rápida colheita. Isto nos mostra que há coisas as quais devemos aceitar, porém há também coisas as quais devemos falar, pedir, argumentar.

Calebe pergunta para Acsa o que ela desejava. Ela poderia ter “chutado o pau da barraca com ele”, e reivindicar os seus direitos como filha, exigindo a recompensa do seu esposo por ter se esforçado e arriscado a própria vida para conquistar Quiriate-Sefer. Todavia, ela apenas lhe pediu um presente, ou seja, não exigiu sua herança como filha, nem brigou, nem acionou seus direitos. Ela soube pedir, e pediu o melhor. 

Acsa foi uma daquelas mulheres que experimentou o sofrimento de perto. Nasceu e cresceu no deserto, porquanto Israel caminhava do Egito até Canaã, a terra prometida. Era um tempo difícil, de lutas e provações, escassez, instabilidade, não tendo lugar certo para repousar ou morar. Por isso, aprendeu através das batalhas a ser uma mulher forte e valente.

Acsa, como recompensa, recebe de seu pai muito mais que pediu, pois Ele reconhece que sua filha tinha propósitos nobres em seu pedido, e sabia que aquela terra seria bem cuidada por ela.

Lições para se tirar com Acsa:

- Negação ao fatalismo;

- Negação ao conformismo;

- Negação da murmuração;

- Negação da inércia e da preguiça;

- Mostrou-se ser uma boa esposa, submissa ao seu marido.

- Uma mulher resoluta e decidida;

- Uma mulher persistente;

- Uma mulher fervorosa;

- Uma mulher visionária.

3 Comentarios

  1. Olá! Um dia desses me peguei abismado com a história de Zimri e Cozbi, e pesquisando a respeito entrei aqui em teu blog e, cara, super edificante!!! Além desse texto supracitado, parei para verificar outras publicações; estou tentando conhecer mais esses personagens menos conhecidos que você tem trazido aqui. Que Cristo abençoe a quem administra o blog! Ele é bom e Seu amor é eterno! Glória e honra a Ele!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a visão que você teve referente a Acsa obg

    ResponderExcluir
  3. GOSTO MUITO DESDA PERSONAGEM LINDO ESTE NOME TENHO UMA FILHA COM ESTE NOME \\Acsa

    ResponderExcluir