A mulher sábia de Abel-Bete-Maaca: Salva pelo gongo



A sabedoria que o feminino guarda em sua alma é uma joia preciosa: a consciência do poder de se manifestar como o vaso sagrado, onde é fecundada e gestada uma nova vida. Esta consciência nos confere, enquanto mulheres, a manifestação de dons, percepções sutis, comunicação assertiva, criatividade e amorosidade. Nós mulheres temos a capacidade de influenciar o ambiente onde estamos, de gerar impacto, de dar à luz.

A mulher que estudaremos hoje não tem seu nome citado, não sabemos se é casada, se tem filhos, nem a sua genealogia. Mas a Bíblia diz que ela era uma mulher sábia a qual sua atitude salvou uma cidade inteira da destruição.

Contexto histórico: Em meio a uma agitação política, Seba, um encrenqueiro da tribo de Benjamim (tribo de Saul), tentou rebelião. Davi, o rei, temia as dimensões que isso poderia causar e por isso ordenou que seu comandante perseguissem esse homem. Quando Joabe e o seu exército chegaram a  Abel-Bete-Maaca e estavam prestes a derrubar os seus muros, uma mulher chamou e, ouvindo-o falar, disse-lhe: “Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor?”.

Com sabedoria e perspicácia, ela conseguiu convencer o comandante do exército a não atacar ninguém, apresentando a solução da paz entre os homens de Davi e o povo de seu município que estava prestes a ser derribado. Por causa da sabedoria do alto que ela teve, vidas inocentes de ambos os lados dos muros foram poupadas. Além disso, ela teve muita coragem para agir com rapidez e precisão.

Essa sábia viu o problema de forma realista. Embora o perigo fosse bastante evidente para a cidade, talvez houvesse falsas esperanças de alguma intervenção. Todavia, decidiu tomar a iniciativa quando detectou ameaça, depois disso defendeu a sua casa diante do comandante, apelando para o senso de certo e errado dele, que precisou concordar com ela e fazer um acordo.

Essa história nos deixa a reflexão: numa situação de raiva e medo, quem estamos sendo para enfrentar um conflito? A que pacifica ou coloca mais lenha na fogueira? 

Precisamos estar em paz e mostrar como evitar a guerra e a morte, tanto emocional como física; e também saber exatamente o que queremos para agir de forma objetiva e decisiva. Devemos aprender com esta mulher a usar as palavras certas, para abençoar e salvar, e não prejudicar mais. 

Para tanto, examinar o coração é necessário afim de encontrar a sabedoria de Deus. Junto com Ele aprendemos a lidar com diversas situações para nos capacitar a tomar decisões corretas. Devemos não apenas adquirir conhecimento, mas colocá-lo em prática em nossos corações para ter uma visão do mundo de Deus em nossas vidas diárias.

Quais paredes da sua vida estão ameaçadas? O que você precisa tomar cuidado hoje? Inspire-se nessa história e levante-se para fazer a diferença!

0 Comentarios