Noadias foi uma falsa profetisa que ajudou Tobias e Sambalate a tramar contra os judeus (Ne 6:14). Sendo subornada por eles, ela tentou agitar o descontentamento entre os habitantes de Jerusalém, e assim envergonhar Neemias em sua grande obra de reconstruir os muros arruinados da cidade.
Neemias fala desfavoravelmente da profetisa Noadias, que, junto com o “resto dos profetas”, procurou instilar medo nele e assim impedir o seu trabalho. Noadias era uma notória impostora, que se juntou ao grupo dos piores inimigos de um homem usado por Deus. Neemias, além de ter de resistir a Semaías (outro falso profeta mencionado), também resistiu a muitos outros, cujos nomes ele não menciona. No entanto, ele revela o nome de Noadias. Lembre-se que o profeta era uma pessoa que tinha uma influência sobre o povo, ou seja, ele, supostamente, transmitia a Vontade de Deus. O profeta deveria levar ao povo uma direção, a palavra de Deus.
Quem foi é menos importante do que ela representa. Noadias era uma profetisa que se colocou no caminho de Neemias, unicamente para desviá-lo do seu verdadeiro objetivo!
A profetisa mentia, fingia que defendia os interesses de Deus e que desejava o bem da nação. Mas na verdade, servia aos interesses daqueles que se opunham ao projeto de Deus. Não fosse a perspicácia de Neemias... Noadia e outros poderiam corromper e intimidar ele. Infelizmente, há profetas que falam de Deus, mas que amam e servem a Mamom, o deus da ganância.
A bíblia ensina como reconhecer falsos profetas. Existem vários sinais que podem indicar se alguém é um falso profeta, se sua profecia não vem de Deus. Conhecendo a bíblia, podemos evitar ser enganados por falsos profetas.
O falso profeta é aquele que muda a mensagem por conveniência pessoal. Ele não está interessado na glória de Deus, nem na salvação dos perdidos, ele está interessado no seu bem estar. O que ele objetiva é o lucro, e desta maneira ele transforma a mensagem que ele mesmo diluiu misturando com heresias graves, num produto. Ele está construindo um império pessoal, ele não ama a Deus nem a igreja, ele tem apenas um propósito: se locupletar, se abastecer.
Portanto, nós devemos estar atentos a este grande perigo e esta grande ameaça à igreja: os falsos profetas. Eles são como a árvore má, e Jesus disse que uma árvore má não pode dar bons frutos. Você não colhe figos de espinheiros, nem frutos doces de cardos e abrolhos. Árvore má produz frutos maus. Vamos ficar atentas!
8 Comentarios
Bom estudo, que Deus continue te abençoando.
ResponderExcluirMuito Edificante e Proveitoso Este Estudo Deus Abençoe Seu Ministério
ResponderExcluirObrigado muito bom raciocínio verdadeiramente Neemias enfretiu muitas oposições.
ResponderExcluirMuito coerente a explicação tal qual aqueles dias atualmente ocorre exatamente assim estamos cercados de falsos profetas que procuram seus interesses suas riquezas usando o nome e a palavra de Deus
ResponderExcluirEdificante,me ajudou bastante a concluir o meu sermão, estou fazendo o complemento com essa linda lição.
ResponderExcluirMuito bom e esclarecedor este estudo, grato por publicar, Deus abençoe!
ResponderExcluirPaz do senhor muito bom esse estudo Deus continue te abençoando
ResponderExcluirQue palavrar de despertamento nós dias de hoje , infelismente tem muitos assim, nos dias de hoje maos ainda tem profeta na terra pra ser Usado por Deus pra arrancar a máscara.
ResponderExcluir