Trifena e Trifosa: O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos


Mesmo com machismo ainda agravado na sociedade, muitas mulheres não têm se deixando abater. A maioria se mostra guerreira, batalhadora e independente, tendo potencial e ocupando vários cargos em muitas camadas. Não diferentemente, desde a época de Jesus isso já existia. As mulheres para Jesus não eram apenas meras expectadoras no Novo Testamento, elas exerceram papéis fundamentais na fundação da igreja. De modo ativo e vibrante, essas mulheres deixaram suas marcas.

Você sabia que na bíblia existe duas irmãs gêmeas - e nobres - que serviam arduamente no trabalho de evangelismo? Hoje falaremos delas: Trifena e Trifosa.


Percebe-se que ambos os seus nomes têm a raiz 'Tri', confirmando que, de fato, eram irmãs gêmeas. No grego, Trifena quer dizer graciosa e Trifosa, delicada. Elas “trabalhavam no Senhor”, detalhe de grande relevância. Há indícios de que eram membros da família do imperador de Roma, haja vista que os seus nomes apareceram num cemitério, usado para enterro de pessoas importantes da família real. Além de que, como já citado, a mesma raiz 'Tri' significa "viver no luxo", embora que elas vivessem na simplicidade, trabalhando para Deus. Trifena também aparece identificada mais tarde como sendo uma rainha. Sendo assim, vemos que o evangelho pode penetrar em todas as camadas sociais. Erramos quando o confinamos apenas aos pobres. Ricos e nobres têm necessidades espirituais, e o evangelho tem a resposta para eles. Nunca devemos deixar de testemunhar ou nos recear pelo título ou pela posição social da pessoa. O evangelho tem poder.

Trifena e Trifosa sinalizam o compromisso com o evangelho integral, que é o evangelho Jesus. Estas mulheres se comprometerem com a sustentabilidade do país nos mais diversos setores da sociedade civil, além da missão de levar Cristo aos lugares mais longínquos. Elas foram dispostas a mudar o país, a partir de suas comunidades. Mulheres globalizadas, conectadas às necessidades do mundo sem Cristo.

Deus tem levantado mulheres comuns para um trabalho extraordinário. Em nossas igrejas há muitas delas que trabalham duro porque amam a Deus, sua família, a igreja e as almas perdidas. São mulheres de fibra moral, conteúdo espiritual denso e emoções sinceras. Mulheres de valor inestimável, que não medem esforços para servirem ao Senhor com alegria e singeleza de coração. Mulheres bem resolvidas, íntegras que não se comprometem com o que é errado. Mulheres servidoras. 

O trabalho para Deus não é algo a ser feito apenas "se sobrar tempo". Os leigos precisam ganhar a vida fora da igreja, no entanto, seu trabalho deve ser incessante, a ponto de se cansarem, como é o caso de Trifena e Trifosa. Alguns vêem a igreja como lugar para ir e receber bênção e não como espaço para servir.

Hoje a mesma capacidade está em nós: precisamos assumir nosso papel no Reino e não abrir mão desse chamado. Somos sim colaboradoras na evangelização, com os dons do Espírito Santo. Somos capacitadas a exercer funções. Por isso, não abra mão do seu chamado por ser mulher, muito menos pela sua classe social. Encontre seu lugar em Jesus, desempenhe com amor o que te foi confiado por Deus e veja a alegria de poder ser um instrumento de colaboração para o Reino dEle aqui na terra.

A mulher virtuosa tem um conjunto de habilidades que Deus deu. Toda mulher pode ser virtuosa e honrar a Deus com seu talento. Não o menospreze, não enterre os talentos que Ele te confiou. Não servirmos apenas na casa do nosso Pai, mas em todo tempo: usando nossas aptidões e zelando pelos nossos amados, atendendo ao necessitado, ao que necessita falar e ser ouvido, aos que necessitam de alimento para manter a vida física e outros para manter a vida espiritual. Deus recompensa nossos esforços, quando cuidamos do que Ele nos confia. A recompensa é baseada na fidelidade, não no tamanho da responsabilidade.

1 Comentarios