Rode: A esperança é a última que morre



Em seu tempo, assim como hoje ainda ocorre em algumas culturas, mulheres não tinham valor. Eram desconsideradas como pessoas, tidas como pertences à disposição de um detentor. Valores como nome, direitos ou bens demandavam vínculo a algum homem. Em situações de litígio seu testemunho não tinha validade. 

Para Deus, contudo, a mulher tem sua relevância própria na história e a essência de sua dignidade é carregar em si mesma, tanto quanto os homens, a imagem e a semelhança do seu Criador para refletir a glória dele. Por isso, Rode também foi uma das inúmeras mulheres reconhecidas na Bíblia.


Rode era uma jovem que vivia na casa da mãe de João Marcos e estava presente na reunião de oração que se fazia por Pedro, apóstolo de Jesus, preso às ordens de Herodes Antipas, que pretendia matá-lo na Festa da Páscoa que se aproximava. Provavelmente ela trabalhava na casa de Maria, como serva. No entanto, mesmo com todo o serviço, isso não foi impedimento para Rode participar das reuniões, nem tampouco de se interessar e se envolver com os assuntos da obra de Deus.

Enquanto oravam, Deus fez um milagre: Ele mandou um anjo tirar Pedro da prisão. As correntes se soltaram, as portas se abriram, e os guardas não viram nada. Pedro logo viu que Deus o havia livrado. Assim, saindo da prisão, foi para a casa da mãe de João Marcos. Chegando lá, ao bater na porta da frente, Rode foi ver quem era. Ao reconhecer a voz de Pedro, Rode ficou tão contente, que, em vez de abrir, voltou correndo para dizer que Pedro estava lá fora. As pessoas que estavam orando não acreditaram e acharam que ela estava ficando louca. Porém, ela insistia dizendo que Pedro estava lá fora. 

Somos boas para dar más notícias. Somos rápidas para espalhar que tal e tal pessoa está em pecado, ou sendo disciplinado. Difamamos irmãos que servem, com uma grande leviandade e facilidade… Mas e as boas notícias? Será que Pedro não está batendo em nosso portão com uma ótima história sobre o poder de Deus? Temos aberto os olhos e nos preparado para ver o que Deus tem feito? Cremos que Ele pode fazer muito mais do que imaginamos ou pedimos? 

Pedro estava na prisão, a igreja sendo perseguida, o inimigo se fortalecendo, o problema parecia insolúvel e a situação incontrolável. Mas Rode se encontrava orando e aguardando prontamente um milagre, com esperança. 

Lições para aprendermos com Rode: 

• Ela foi à porta para atender – PRONTIDÃO 

Deus usa quem Ele quer, no tempo em que Ele quer e da forma que Ele quer. Não coloque impedimentos nos propósitos de Deus para sua vida. Pare de dar desculpas, não se esquive do papel que Ele confiou a você. Seja proativa e assuma seu lugar. 

• Ela anunciou com alegria – ENTUSIASMO 

Não seja apenas otimista... seja uma entusiasta. Há uma grande diferença. A pessoa meramente otimista espera apenas que algo dê certo, já a entusiasta trabalha e faz com que algo dê certo, acreditando no potencial em Deus de transformar seu próprio mundo. Haverá muitos momentos difíceis e decisórios em nossas vidas. Se nos submetermos à fraqueza e ao medo, não nos alegraremos no amanhã vindouro. Não podemos de maneira alguma nos deixar abater, temos de ser mais fortes que nossos “monstros”. Ainda que pessoas desacreditem de nós. 

• Ela acreditou que era Pedro que estava à Porta – CONFIANÇA/FÉ 

A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera” (Hb 11:1) e também é esperar contra toda esperança (Rm 4:18). A fé é seguir adiante, mesmo que não se tenha muita clareza dos acontecimentos, e mesmo que ainda não consigamos enxergar uma luz no fim do túnel. A fé é não desacreditar diante das negações. 

• Ela insistiu para que abrissem a porta – PERSEVERANÇA 

Perseverança é a qualidade que mantém o ser humano em pé com o rosto voltado contra o vento. Ela pode transformar a provação mais difícil em glória, porque enxerga o alvo além da dor. Sendo assim, aprecie os benefícios da perseverança e siga em frente, afinal, o Senhor nos vê como seremos após essa atitude: valorosas! 

Rode é o tipo de mulher que falta nos dias de hoje. Apesar de muito ocupada estando envolvida com tantos compromissos, nunca perdeu o foco em Deus - a prova disso é que mesmo quando todos duvidaram, ela permaneceu firme e acreditou que nada era impossível ao Criador.

Essa jovem foi um testemunho de fé no meio daquelas pessoas, e teve seu nome registrado para sempre nas Escrituras. Deus deu-lhe a bênção de ser a primeira que viu o milagre, mostrando que deseja testemunhas fiéis que creiam em Seus feitos e não apenas frequentadores de igrejas, ou, reuniões de orações (como no caso de Rode). Testemunhar do Senhor é nossa responsabilidade, e, sobretudo, acreditar.

0 Comentarios