Evódia e Síntique: O pior cego é aquele que não quer ver


Às vezes os cristãos tem problemas de relacionamentos - da mesma forma que os incrédulos. A diferença é que nós temos a opção de pedir o poder de Deus e a ajuda dos nossos irmãos.

Imagina que intrigante você aparecer em um único versículo da bíblia sendo advertida pelo apóstolo Paulo?! Claro que na época Evódia e Síntique não sabiam que seus nomes estariam em um livro que seria passado de geração em geração, mas veja o quanto uma atitude aparentemente sem precedentes estava levando a igreja de Jesus a consequências desastrosas. Podemos entender que as duas donzelas estavam em desarmonia, resultando em desunião, uma espécie de desavença, discórdia, desentendimento.

O que fica evidente é a carência emocional das duas, que fazia com que uma quisesse aparecer mais do que a outra. Ou ser mais estimada. Pessoas difíceis, que gostam de discussões, estão gritando por atenção e carinho. Incrível o poder calmante de um elogio, nesses casos.


Elas pertenciam à Igreja de Filipos, a primeira da Europa, a que começou com a conversão de Lídia (outra mulher citada na bíblia, mas que falaremos dela depois). E o fato mais legal de todos é que essa igreja foi fundada a partir de um grupo de mulheres. Isso mesmo, nós mulheres. 

No geral, vemos que as mulheres macedônicas eram conhecidas por sua personalidade forte. Elas desempenhavam papéis importantes nos negócios, construíam templos, fundavam cidades, contratavam mercenários, comandavam exércitos, erguiam fortalezas, exerciam cargos na política, dentre muitas outras coisas. Talvez isto explique um pouco o temperamento dessas duas mulheres que divergiam entre si.

Evódia e Síntique, por sua vez, eram duas líderes de igreja. Embora não conheçamos a natureza de seus desentendimentos nem o motivo por que discutiam com tanta persistência, podemos aprender com elas como não lidar com as disputas.

Provavelmente, suas discussões não eram insignificantes (pelo menos para elas). Talvez houvesse uma convicção em jogo; uma tivesse magoado a outra e a retaliação persistisse. Ou então, uma desejasse algo que a outra possuía; ou simplesmente se irritassem uma com a outra.

Pode ser que tivessem começado essa luta há muito tempo e, até mesmo, já houvessem se esquecido da razão. Mas decidiram continuar a contenda até o ponto em que nenhuma podia mais ganhar. A guerra particular delas era uma mancha dolorida na igreja.

Essas duas mulheres eram cristãs que haviam trabalhado na equipe missionária de um apóstolo, espalhando as boas-novas sobre Jesus. Mas, de alguma forma, perderam a visão do exemplo de Cristo - pelo menos em relação a amizade. Elas foram advertidas a se lembrar do caráter de Jesus.

Elas eram importantes para a igreja, mas a contenda entre elas podia colocar tudo a perder. A solução encontrada por Paulo foi chamar a atenção das duas e pedir também a outras pessoas que as auxiliassem nessa empreitada pela paz, pois ali, na igreja de Filipos, não havia lugar para disputas e fofocas.

Mas isso não aconteceu só naquele tempo, tampouco naquele lugar. Há muitas Evódias e Síntiques na atualidade, que estão disputando atenções e, em vez de ajudar, estão atrapalhando a Obra de Deus.

A Bíblia não comenta o que aconteceu depois com essas duas mulheres, provavelmente devem ter deixado as desavenças de lado e se uniram não só para cortar a raiz das discórdias e falatórios, mas para também servir de lição para muitos de nós hoje em dia.

Lições para se tirar com Evódia e Síntique:

- Às vezes olhamos para alguém que está na mesma batalha com a gente não como aliado, mas como adversário. E na ânsia de ter mais destaque, acabamos atrapalhando a Obra de Deus;

- Ao vermos alguém em discórdia, que possamos orar e ajudar a resolver os problemas que porventura existirem;

- Não devemos fomentar comentários e sim cortar o mal pela raiz logo que essa erva daninha começar a brotar.

Hoje, a lição negativa dessas duas irmãs nos chama a atenção para o nosso papel numa comunidade a fim de que sejamos instrumentos para promover a paz, a harmonia e a reconciliação.

Divergir faz parte dos relacionamentos, é normal. Onde estiver o ser humano, ali estará o atrito, pois cada pessoa tem suas características, sua visão da realidade, suas ideias que, às vezes, não coincidem com as de alguém no grupo. Isso não é um mal. Pensar diferente pode conduzir à criação de alternativas, à correção de injustiças, à renovação do pensamento e da ação. Mas o problema dessas mulheres não estava aí, e sim na forma como divergiam que o entristeceu. Faltava ali respeito e amor na maneira como expunham os pensamentos, não conseguindo nunca chegar a um acordo. Com isso, aprendemos que precisamos de calma e, principalmente, do auxilio do Espírito Santo, para que possamos perdoar, respeitar e continuar lutando em prol de um bem maior que sempre será a propagação do evangelho e a salvação de muitas almas.

21 Comentarios

  1. não sou mulher, mas achei mt bom. Deus abençoe! paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, sempre que saio para pregar as boas novas de Jeová, que Jesus mandou, procuro primeiro fazer as pazes com meus irmãos se está estiver abalada.

      Excluir
    2. Quê legal achar uma testemunha de Jeová comentando bom dia .

      Excluir
  2. Muito edificante, aprendi muito, é bom saber que numa época tão árdua, mulheres conseguiram tomar a frente, isso nos mostra que pra Jesus pouco importa se você é homem ou mulher, o que importa é você servir de coração. A gente pode ver que Evódia e Síntique ao gerarem essa discordia entre elas, fizeram as obras da carne (Galatas 5) e mesmo conhecendo a verdade do evangelho, sobrepuseram a naturaza humana e apagagaram os frutos do espirito. Isso é realmente muito forte

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando sobre Evódia e Síntique, e vi nesse artigo, um material riquíssimo para uma ministração...Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também,procurando um material achei essa preciosidade...realmente muito edificante!

      Excluir
  4. Eu adorei, muito bom!tb não conhecia sobre estas personagens bíblicas, parabéns muito edificante!

    ResponderExcluir
  5. Eu estava lendo filipenses 4 e me deparo com esses dois nomes e, fiquei um pouco curiosa, querendo saber o porquê o AP.paulo estava querendo dizer, então decidir pesquisar. Pois bem, encontrei esse conteúdo e o espírito santo falou muito ao meu coração!

    ResponderExcluir
  6. Muito edificante a exposição

    ResponderExcluir
  7. Lendo a palavra, me chamou a atenção sobre esses nomes.
    Pesquisei e achei este texto, muito bem explicado.
    Que possamos vigiar em nossas atitudes, estamos para SERVIR e não ser VISTO.
    Parabéns pela explanação!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito edificante Deus seja louvado a cada dia nas nossas vidas amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esses nomes Evodia e sintique. Amei o texto, aprendi muito.

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz.
    Gostaria de saber qual foi a fonte que foi extraída essa informação pois afirmar algo extra Bíblia ou fora do contexto bíblico é sempre muito perigoso pois muitas heresias surgem exatamente assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, graça e paz!!!

      Todas as histórias daqui são retiradas exclusivamente da bíblia e com base em variadas fontes de estudo. Essa narrativa especificamente você pode encontrar em Filipenses 4.

      Excluir
  11. Que Deus me capacite para dar um estudo nesse capitulo 4 de filipenses.orem por mim

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo estudo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo estudo.

    ResponderExcluir