Abia: De pequenino é que se torce o pepino


Como ganhar as vidas dos que não são salvos dentro de casa? Qual é a melhor a estratégia? Dar um bom testemunho é, muitas vezes, um grande desafio. Como vencê-lo para os que comigo habitam anelem pela salvação?

O cristão tem muitos desafios em sua vida e um dos maiores é conquistar sua própria família e levá-la até Jesus. Hoje, vemos pessoas vivendo como “anjos” dentro da igreja, mas em casa não se comportam da mesma forma. Sendo assim, todos os que convivem com o crente não têm nenhum desejo de conhecer a este Deus a quem ele serve ou mesmo esta igreja que ele frequenta. Na maioria das vezes, isto acontece por falta de testemunho dentro de sua própria casa, não dando nenhum motivo para que a família venha a desejar ter uma vida como a sua. Em alguns casos, as pessoas dizem: "Eu nunca vou querer ser cristão", se referindo a não quererem viver igual ao crente com quem convivem, o mesmo que anda triste, reclama de tudo, não tem paciência e não se relaciona bem. Além disso, um comportamento comum de nosso século é o egoísmo, que nos faz pensar apenas nas nossas necessidades e interesses. Por isso, Deus está nos chamando para sermos mais altruístas e cuidarmos dos interesses e necessidades dos outros também.


Abia era filha de Zacarias, o profeta que recebeu visões de Deus, e foi uma das testemunhas utilizadas por Isaías. Ela também tornou-se a esposa do rei Acaz, um homem sem temor a Deus, e foi a mãe do rei Ezequias. Abia se casou com um homem idólatra, mas, apesar disso, ela foi fiel a Deus. Abia contrariou qualquer má influência de Acaz sobre seu jovem filho, Ezequias, porque quando Ezequias subiu ao trono, fez o que era reto aos olhos do Senhor - diferentemente de seu pai. Inspirado por Deus e certamente pelos ensinamentos de sua mãe, Ezequias trouxe um poderoso reavivamento à nação de Israel.  Abias devia ser uma mulher de oração, temente a Deus e observadora das Suas leis, visto que seu filho foi poupado durante a insana atitude do rei Acaz em sacrificar os filhos aos deuses das nações.

A influência benéfica que o rei Ezequias recebeu não foi do seu pai, mas sim de sua mãe, a rainha-regente. Por ter recebido os ensinamentos dela e ser tomado por coragem e amor a Deus, Ezequias procedeu a reformas grandiosas nos âmbitos religioso, político e administrativo e foi bem sucedido, promovendo um avivamento espiritual durante o seu reinado. Isso tudo só foi possível porque ele teve um grande exemplo de fé dentro de casa: Abia, uma nobre mulher.

Quando ouvimos a palavra “instrução” mencionada no contexto da igreja, provavelmente pensamos apenas em líderes espirituais, não é? No entanto, a bíblia também ensina que TODOS os cristãos devem instruir ao bom caminho uns aos outros, principalmente nossa família e posteriormente nossos futuros filhos: exatamente como Abia fez.

Como um membro do corpo de Cristo, nós recebemos dons para a edificação dos outros até a maturidade. Em sua amorosa providência, Deus considerou apropriado estabelecer a instrução mútua como um componente integral para este objetivo. 

Que Deus nos mostre maneiras em que possamos humilde e diligentemente instruir a outros, sobretudo através do nosso bom testemunho, para a glória dEle, para Sua alegria e o benefício daqueles que amamos.

0 Comentarios