Pérside: Quem serve, serve


Algumas pessoas sabem o que é trabalhar tanto que cansa. Muitos fazem isso todo dia nos seus empregos seculares. Outros cansam enquanto trabalham em casa ou no quintal. Quantos de nós trabalhamos tanto para o Senhor que cansamos? O apóstolo Paulo disse: “E não nos cansemos de fazer o bem”, e alguém disse: “Os cristãos devem cansar no seu trabalho, mas não do seu trabalho!”

As mulheres desde a antiguidade exerceram um papel de destaque na religião e nas sociedades. Na religião e cultura judaica não foi diferente. A presença e atuação das mulheres em todas as fases de constituição do povo escolhido bem como durante a vida de Cristo e na formação da igreja primitiva não deixa dúvida de seu papel de protagonismo.


Pérside é mencionada como alguém que “trabalhou”, ou que “muito se afadigou no Senhor”, nos ensinando uma grande lição: como cooperar para o Reino de Deus. Ela foi descrita brevemente como uma pessoa cheia de fé que Paulo saudou em uma de suas cartas.

Tradicionalmente os significados mais atribuídos ao seu nome são ‘aquela que veio da Pérsia‘ e ‘mulher persa‘, mas algumas outras acepções também são aceitas, é o caso de ‘persistente‘ ou ainda ‘dedicada‘, ressaltando um aspecto que é muito positivo aos olhos de Deus, pois a dedicação que se coloca no trabalho da fé é fundamental para manter a crença sempre ativa e renovada.

Pérside traz a noção da perseverança e dedicação no serviço a obra de Deus.


Deus nos convoca (sem exceção) a servirmos uns aos outros. Ele presenteou graciosamente a cada um de nós com dons espirituais – dádivas celestiais – que são habilidades especiais para o benefício alheio. Tais habilidades não são inerentes a nós mesmos, nem são adquiridas com nosso esforço. Nossas prescrições são claras: beneficiar coletivamente.

Mas... para quê se dedicar ao serviço?

1. Por obediência a Deus: A Bíblia diz que nós somos servos de Deus, assim, devemos trabalhar para ele com alegria. A Palavra diz também que devemos ser generosos no trabalho, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho nunca é em vão.

2. Para descobrir quais são seus dons e talentos: A Bíblia mostra que Deus concede dons e talentos ao seu povo, para edificação e desenvolvimento de sua Igreja.

3. Para ser alvo e canal de bênção na vida das pessoas: Trabalhando para o Senhor, você se torna alvo de suas bênçãos. Deus te dá mais conhecimento, mais consagração, mais responsabilidade e torna você um canal de bênção na vida dos outros. Deus usa você como ferramenta para a edificação dos seus irmãos.

4. Para obter novos conhecimentos: Trabalhando na Igreja você tem a oportunidade de aprender coisas novas, desenvolver-se pessoalmente e aperfeiçoar-se na vida cristã.

5. Para amadurecer na fé: Aqueles que se envolvem nos trabalhos da igreja experimentam amadurecimento na vida cristã. Muitos dos que são críticos, quando começam a trabalhar, percebem que alguns problemas não são tão fáceis de se resolver, pois pessoas são complexas.

6. Para colaborar com o desenvolvimento da Igreja: Trabalhando na igreja você coopera com o crescimento dela. O desenvolvimento de uma igreja não depende do pastor, mas de todo o corpo.

7. Para fazer parte da história das pessoas: Trabalhando na igreja você acaba fazendo parte da história de vida das pessoas. Seja pelo fato de você as ter ensinado algo que mudará suas vidas ou pelo fato de as ter ajudado.

Trabalhe muito para o Senhor – visite os doentes, restaure os caídos, apoie os fracos, exorte os irmãos diariamente, ajude a instruir os outros jovens, ensine os perdidos, e se prepare para a vinda do Senhor. Se você cansar, descanse por um momento. Jesus mesmo disse aos seus apóstolos: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto”. Mas não desista da obra. Não fique de fora do que Deus está operando nerra terra.

E lembre-se: O serviço fiel a Deus nos mostra a fidelidade d’Ele conosco, porque enquanto cuidamos das coisas d’Ele, vamos percebendo o cuidado d’Ele para com a nossa vida. Além disso, o serviço voluntário além de gerar muitos benefícios a você e aos demais, também abre muitas portas para você no ambiente profissional e social.

Na sua igreja local você tem a oportunidade de servir e ser participante da obra mais importante do mundo, afinal estamos sob a autoridade suprema, que é Jesus. Ele nos confiou Sua obra e nos capacita todos os dias a desenvolvê-la honrosamente, nossa parte é estarmos sempre dispostos a servir, e servir com alegria.

0 Comentarios