Selomite: Pisando em falso


Muitas pessoas me perguntam sobre o namoro com jugo desigual, ou seja, aquele em que um cristão se relaciona com um não cristão. E geralmente elas usam argumentos, como: "ele(a) não serve a Deus, mas é uma pessoa muito boa. O que tem de errado nisso?". No entanto, a bíblia diz que não basta a pessoa ser 'gente boa' se ela não professa a mesma fé que você.

Para compreendermos melhor, precisamos saber qual o significado de jugo. Jugo é uma peça de madeira colocada sobre dois bois que, unidos, puxam uma carroça ou um arado. Vamos imaginar que, em vez de dois bois, colocássemos um boi e um bode nesse jugo. Teríamos um jugo desigual e, por mais que os dois animais se esforçassem, o trabalho seria prejudicado e eles sofreriam muito. Isso acontece porque cada animal tem ritmos e características muito diferentes. E, da mesma forma isso acontece com as pessoas. Se um cristão comprometido com Deus se envolve com um não cristão, certamente sofrerão muito por terem um jugo desigual. 


Hoje vamos falar de Selomite,  uma mulher israelita que se casou com um egípcio e viu seu filho morrer por causa do pecado. Não vamos focar na atitude errada que seu filho tomou, mas sim no relacionamento ao qual Selomite se sujeitou para dar uma educação a ele. 

Como vemos no livro de Êxodo, houve um processo árduo para a saída dos israelitas que eram escravos no Egito. Nesse tempo, Deus enviou dez pragas e deixou bem clara a separação entre hebreus e egípcios. Houve, porém, Selomite, que envolveu-se com um homem egípcio. Tal relacionamento era incoerente com a realidade em que viviam, pois estava na contramão do propósito de Deus.

Qual seria a justificativa para isso? Amor? Interesse material? Paixão? Desejo descontrolado? Não sabemos. Nada indica que eles tenham se casado, mas o fato é que tiveram um filho. 

Aquela relação era bem condizente com o nome da mulher, cujo significado é "pacífica". Talvez muitos a elogiassem por sua atitude conciliatória com o povo opressor. O que nos faz refletir que provavelmente, apesar de suas atitudes errôneas, ela era uma boa pessoa. 

Hoje em dia também vemos pessoas que não são más, mas mesmo assim, continuam com uma vida sofrida. Pecam pela falta de conhecimento e maturidade espiritual. 

O que fizeram não deve ter sido ilegal, pois ainda não existia a lei de Moisés para tratar deste tema. No entanto, nem tudo que é permitido é bom. Nossas leis hoje também são brandas e omissas em tantos assuntos, mas nossas consciências, iluminadas pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo, devem nos ajudar a ter um padrão de vida superior. Por exemplo, hoje em dia adultério, prostituição e uso de drogas não são crimes, mas quem comete tais coisas não deixará de sofrer os efeitos correspondentes.

Ela não foi condenada por seu comportamento, mas as consequências seriam implacáveis. 

Selomite saiu do Egito e atravessou o Mar Vermelho. O filho, cuja idade não sabemos, também saiu. O pai ficou, pois muito provavelmente não estava disposto a deixar sua nação para viajar pelo deserto com outro povo. Ocorreu, portanto, a separação definitiva daquele casal, como mais um efeito do relacionamento indevido. 

O filho, vivendo entre os jovens israelitas no deserto, parecia igual a eles, até o dia em que se envolveu numa briga no meio do acampamento. Provavelmente esse menino passou por sérios dilemas, complexos emocionais/psicológicos (uma vez que ele estava acostumado com um tipo de vida e agora teria que mudar tudo e, ainda, ficar longe do seu pai). É nessas horas de crise que o caráter se manifesta. O filho de Selomite desentendeu-se com um israelita. Não sabemos o motivo nem quem estava com a razão, mas o problema é que o moço blasfemou contra Deus, trazendo à tona a influência paterna, a educação egípcia (que não tinha como ensinamento honrar a Deus). Ainda que todo o povo tivesse alguma coisa do Egito em seu jeito de ser e viver, blasfemar não era permitido de forma alguma. 

Todo pecado trará sua consequência. Selomite viu seu filho ser morto a pedradas. E quantas vezes vemos hoje famílias sendo destruídas por falta de direcionamento e ensinamento? Famílias que, infelizmente, esqueceram de colocar Deus no início de tudo e por isso padecem. Observamos, nessa história, os possíveis efeitos nefastos do jugo desigual, ou seja, da união entre crente e incrédulo. Selomite não conseguiu influenciar o filho nem ensinar-lhe o caminho do Senhor, pois o jugo do pai do seu filho era muito maior e mais pesado. 

Coloque Deus no início e Ele cuidará do final.

Sendo assim, vemos o quanto um relacionamento fora da vontade de Deus pode nos trazer sofrimento, a impossibilidade em cumprir o nosso papel, a dificuldade de se santificar, a dificuldade do outro se submeter, a dificuldade de resolver conflitos, etc. Talvez se Selomite tivesse seguido as instruções de Deus ela não teria passado por tudo isso.

Deus nunca aprovou a união dos israelitas com outros povos. Todas as vezes que Israel desobedeceu à ordenança do Senhor sobre o casamento misto, sofreu duras consequências. Da mesma forma também não é da vontade de Deus o casamento entre o fiel e o infiel. Como pode haver comunhão genuína entre "o" casal que não concorda entre si sobre questões espirituais? Casamento é sinônimo de união, por isso, o casal deve viver e caminhar em amor.

O Espírito de Deus fica triste quando O rejeitamos, quando nós voluntariamente abandonamos Seu caminho para trilharmos outros caminhos, devido as nossas paixões pessoais, desejos e ambições. Quando, ao invés de nos curvarmos diante dEle e dissermos “seja feita sua vontade e não a minha”.

A única estrada correta a ser seguida é a estrada que guia o Cristão para mais perto de Deus e mais longe do pecado. Assim como não gostamos de ser entristecidos, e assim como não procuramos apagar aquilo que é bom - não devemos entristecer ou apagar o Espírito Santo por nos recusarmos a escutar a Sua liderança.

Contudo, apesar de tudo, o Senhor é compassivo, longânimo e assaz benigno. Não só torna os filhos do casal em jugo desigual, santos (os insere na aliança), mas também está de braços abertos para receber o cristão com coração quebrantado e contrito e o cônjuge incrédulo, caso este se arrependa de seus pecados através da pregação do evangelho. Ele estará sempre disposto a nos ajudar.

2 Comentarios

  1. Não consegui identificar no texto onde é sugerido que o egípcio, pai do homem que blasfemou, tenha ficado no Egito.

    ResponderExcluir
  2. Como o texto bíblico não revela muita coisa sobre o pai, exceto de que era um egípcio, a autora do texto desenvolveu uma linha de pensamento hipotética trazendo profundas reflexões. Excelente texto!

    ResponderExcluir