A Camponesa de Baurim: Na necessidade que se conhece um amigo


A Bíblia diz que amparar o próximo é uma parte muito importante na vida do cristão. Ajudar alguém é expressar o amor de Deus. Jesus disse que o segundo maior mandamento, depois de amar a Deus, é amar a o outro como a si mesmo. Ou seja, o amor verdadeiro se revela em ações.

Nossos atos de bondade são aceitos diante de Deus por terem sido santificados pelo sacrifício de Jesus. Eles podem ser preceitos que regulam nossa conduta individual perante Deus e em relação à sociedade.

A história de hoje nos ensina que nos momentos mais difíceis, a salvação nem sempre chega pelas mãos de grandes e poderosos. Uma mulher comum foi capaz de salvar toda a causa de um homem e seu reinado.

Davi está fugindo de seu filho Absalão. Há dois espiões dele, Jônatas e Aimaás, que perseguidos, se escondem numa aldeia chamada Baurim. E, numa dessas casas, uma mulher escondeu esses homens num poço vazio, com segurança, tampando-o para aparentar serem grãos espalhados secando ao sol. Quando a comitiva de Absalão chegou, a mulher disse que eles tinham passado. Não encontrando os espiões, retornaram a Jerusalém. Assim, Deus guiou os passos de Jônatas e Aimaás para chegarem até essa mulher, que arriscou a própria vida para ajudar a Davi.

Imaginemos essa mulher, que vivendo ali em seu cotidiano rotineiro, viu algo inesperado acontecer. Ela poderia não ter se envolvido, ainda mais porque intervir significaria pôr a sua vida em risco. Mas mesmo assim, ela decide ir em frente e fazer o que precisava ser feito.

Com essa história, podemos aprender sobre:

Acolhimento

Está é, de fato, uma questão indiscutível e que põe a prova a nossa sinceridade: quem teme a Deus ajuda! Embora, infelizmente, um comportamento comum de nosso século ser o egoísmo que nos faz pensar apenas nas nossas necessidades e interesses, Deus está nos chamando para sermos mais altruístas e cuidarmos dos interesses e necessidades dos outros também.

Proatividade

Num mundo onde as pessoas são normalmente reativas, ser proativo e tomar uma atitude faz a diferença. É necessário nos encontrarmos prontas para sermos usadas por Deus, independente das circunstâncias. Assim, seremos um instrumento de salvação para os que estão ao nosso redor.

Coragem

Alguém que tenha coragem, ainda poderá sentir medo; mas, através do poder de Deus ele poderá agir com confiança. Ao permitir que a sabedoria e o poder Deus e não a lógica humana dirijam a nossa vida, Ele tem poder para nos dar a capacidade de termos atitudes firmes e convictas.
Essa mulher não se sentiu pequena ou insignificante para levar a salvação aqueles que precisaram. Com isso, aprendemos que a compaixão nos fará repensar nossas prioridades.

MAS... TRAZENDO PARA NOSSA REALIDADE, COMO AJUDAR?

Existem muitas maneiras de ajudar o próximo:

Dando amor sem amor, nenhuma ação tem valor; todos precisam de amor – 1 Coríntios 13:3

Suprindo necessidadesquem tem mais comida ou bens deve ajudar quem tem menos, para que todos tenham o necessário para viver – Lucas 3:11

Sendo amigoalgumas pessoas simplesmente precisam de alguém para conversar e ter amizade

Ajudando com tarefasfacilitando a vida das pessoas sem esperar nada em troca

Aconselhandoestando pronto para ouvir, consolar e dar conselhos quando pedem

Defendendoquem tem poder ou influência deve defender quem está sendo oprimido – Provérbios 31:10

0 Comentarios