As filhas de Felipe: Uma andorinha sozinha não faz verão


As mulheres desde a antiguidade exerceram um papel de destaque, ainda que pouco reconhecido, na religião e nas sociedades. Na cultura judaica não foi diferente. A presença e atuação das mulheres em todas as fases de constituição do povo escolhido bem como durante a vida de Cristo e na formação da igreja primitiva não deixa dúvida de seu papel de protagonismo. Na Bíblia encontramos as mulheres exercendo uma série de atividades eclesiais, como por exemplo: Servindo a igreja, evangelistas, profetisas, pregadoras, obreiras, etc. Diante de tantos exemplos, é impossível negarmos o chamado e a unção de mulheres. Inclusive, o mover do Senhor é uma realidade em nossos dias.


Profetisas e profetas bíblicos possuem o dom da profecia, um dos inúmeros dons que o Espírito Santo nos dá. As profetisas e os profetas são dotados do conhecimento espiritual de que Jesus é o Cristo, prestando testemunho disso. Mais do que predizer eventos futuros, os profetas e as profetisas entregam a mensagem de Deus de aviso ou direção referentes a situações atuais, uma mensagem que pode também ter um efeito profundo sobre todo um povo.

É fato que o apóstolo Paulo em sua epístola faz algumas restrições às manifestações das mulheres na igreja primitiva, mas, antes de generalizarmos estas recomendações paulinas, é preciso que façamos uma análise da situação feminina diante da cultura oriental da época. As mulheres eram vistas como inferiores, sendo comercializadas, proibidas de estudarem, saírem às ruas ou mesmo se mostrarem. Ainda que muitos desses tabus tivessem sido quebrados por Jesus, a ação do apóstolo diante daquela sociedade carecia de credibilidade, uma vez que qualquer instituição que propusessem mulheres como líderes não era bem vista, logo, essa não seria uma atitude sábia à obra missionária diante de uma igreja que ainda estava se consolidando. 

O fato é que não há base bíblica para se negar a ordenação de mulheres a profecia, tanto que vemos vários exemplos de mulheres no antigo testamento dotadas desse dom: como as profetisas Ana, Débora, Noadia, Hulda e Miriã (muitas delas já comentadas por aqui). As filhas de Felipe são entre aqueles chamados de grandes luzes e autoridades sobre o dia genuíno da Páscoa. Podemos crer que elas eram tidas em alta estima.

Lições que tiramos dessas quatro garotas:

- Aprenderam em família

Coloco como alegria dessas moças, de terem tido o privilégio de serem filhas de um homem que dirigia sua família de tal forma que elas puderam ser consideradas e reconhecidas como mulheres aptas para profetizar. Esse fato testifica da existência de bons pais e de verdadeira piedade nessa família cristã pioneira na obra missionária. Com certeza essas moças sentavam junto ao pai, e também eram cheias do Espírito, mostrando que os ensinamentos que elas receberam dentro do lar fizeram com que tivessem comunhão e serviço mútuo, vivenciando bons testemunhos.

- Elas se propuseram a servir a igreja antes de se casarem

O que você está fazendo enquanto espera em Deus? Será que você já está cansada? Será que está murmurando, reclamando sem necessidade? Será que você quer fazer sua própria vontade, achando que está certa? Ou, para fazer a diferença, você está orando muito, persistindo em buscar cada vez mais a presença do de Deus? Uma das melhores coisas que podemos fazer antes de encontrar a pessoa certa é servir a igreja, ofertando nosso melhor trabalho para o bem mútuo. Rebeca estava servindo quando foi escolhida para ser a matriarca de uma geração numerosa. A bíblia diz que a mulher solteira cuida das coisas do Senhor, já a casada cuida em como há de agradar ao marido. Logo, enquanto solteiras, temos esse precioso chamado. Por isso, sempre que possível, procure se envolver na vida da igreja oferecendo seus talentos, suas capacidades e seu tempo para o bem de todos. Com ou sem título oficial, você pode fazer muita coisa por Deus e pelas pessoas.

- Não tiveram vergonha de se expor por serem mulheres

Você já se sentiu alguma vez tentada a sentir vergonha de algo, mesmo sabendo que aquilo era o correto? Professar o cristianismo nunca foi algo muito fácil, e em algumas épocas mais difícil ainda, principalmente para as mulheres. Se quisermos ser corajosas sem nos envergonharmos do evangelho de Jesus, não podemos nos esquecer de que somos embaixadoras em terra estranha. Da mesma maneira que um embaixador não tem vergonha do seu país, não podemos nos envergonhar do evangelho. Mas antes disso, precisamos conhecer bem a mensagem que nos foi confiada a anunciar. Se entendermos realmente o que significa o evangelho, jamais nos envergonharemos dele. A nossa postura deve ser ousada. Não podemos nos intimidar, pois o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

- Deram bom testemunho de suas obras

Testemunho cristão é uma declaração ao mundo de quem Jesus é através do nosso viver. Já parou para pensar que muitas pessoas podem ser impedidas de receber sua cura, libertação ou salvação por não terem o conhecimento de Alguém que já levou sobre si as doenças, miséria, pecado e morte? Falando sobre eu e você, discípulas de Cristo, devemos reconhecer isso e buscar testificar sobre a vida, morte e ressureição do Salvador, pois Ele age através de nós. Além disso, o bom testemunho dado em casa, na escola, na faculdade, em seu local de trabalho e aonde mais costume frequentar, vai fazer com que notem a luz de Deus em sua vida. Repare na orientação que é passada pelas Escrituras Sagradas: Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

0 Comentarios