Priscila: A união faz a força


Quantos já abriram suas casas para receber amigos, aconselhar pessoas queridas ou somente para ter um momento de conversa e comunhão? Priscila foi exemplo disso. Ela usava seu lar para a causa de Cristo, formando uma verdadeira célula, já naquela época. Que demais!

Hoje vamos conhecer um pouco a respeito da maravilhosa obra que Deus realizou na vida de Priscila, transformando-a numa das mulheres mais relevantes do Novo Testamento! Sem dúvida, ela foi uma pessoa que, com seu esposo Áquila, se constituiu na mais importante cooperadora do apóstolo Paulo (homem escolhido por Jesus para um vigoroso e vitorioso ministério cristão). Com sua cooperação, Deus fez nascer duas igrejas importantes: Corinto e Éfeso. Através dela, Deus salvou Paulo de morrer prematuramente. Através dela, um grande pregador da Palavra, Apolo, teve seu entendimento do evangelho totalmente reestruturado. Através dela, Deus mostrou ao mundo o valor e a importância da cooperação para o progresso de seu reino na terra.


Na verdade, o desenvolvimento da fé desta importante mulher sempre se deu num ambiente de total conflito. Ela conheceu a Cristo na cidade de Roma, mas logo teve de sair de lá às pressas, em vista do decretado o qual dizia que todos os judeus se retirassem de Roma. De repente, Priscila teve de deixar tudo para trás.

Apesar de tudo, Priscila era nova no evangelho (mas já desfrutava de grande valentia e disposição). Enquanto a cidade de Corinto ardia e se desintegrava no pecado, Deus cuidava da sua nova convertida, enchendo-a, semanalmente, com o poderoso evangelho de Jesus. Porém, como iniciante, Priscila viu o quanto a verdade era rejeitada com facilidade. Os judeus não apenas se opuseram as pregações, mas também blasfemaram contra a verdade. Ela estava envolvida num grande aprendizado espiritual, como muitos nós hoje.

Quanto mais o evangelho entrava e dominava a mente e o coração de Priscila, mais ela ia se tornando cúmplice da verdade, de tal forma ela se sentia comprometida com Cristo e sua palavra. Ela não tinha medo nem vergonha de falar de Jesus àquelas pessoas que criam em outros deuses. Ela era uma mulher impetuosa, batalhadora e tinha um alvo: Evangelizar os perdidos falando do plano de salvação através de Jesus Cristo.

Priscila era uma mulher que via, percebia, analisava, pensava, raciocinava... Mas além disso, Priscila conhecia Deus, conhecia a Cristo e sua palavra. Era cheia do Espírito Santo e não desprezava o conhecimento do evangelho, pois amava estudar a Bíblia.

Além disso, Priscila era uma mulher que não se prendia ao que possuía, mas queria dividir com todos. Fazia de sua casa uma central de trabalho, hospitalidade e ministério, além de ser uma professora talentosa. Assim, Priscila e seu marido Áquila formavam um casal considerado exemplar, por fazerem todas as coisas juntos e em harmonia. Ela foi uma mulher mais que virtuosa. Abria a sua casa para receber pessoas e não era apegada às suas coisas. Priscila também era companheira e amiga, características que ficam evidentes ao ler a relação que ela e o esposo tinham com o apóstolo Paulo, que conheceram por terem um comércio em comum: venda de tendas. Priscila e Áquila formavam uma equipe, sem apego aos bens materiais e também ao tempo. 

Priscila foi uma mulher espiritualmente madura, cujos dons a capacitavam para a liderança, pondo sua vida em perigo em prol do evangelho que amava.

Priscila nos deixou muitos exemplos a serem seguidos:

- Era uma grande evangelista (falou de Cristo primeiro em Roma, depois em Corinto e em Éfeso);

- Era uma mulher trabalhadora (ajudava o marido na confecção de tendas e artigos de couro);

- Era hospitaleira (convidou o apóstolo Paulo para ficar em sua casa e abriu as portas da sua casa para acolher a igreja de Deus);

- Era uma mulher cheia de fé (mesmo sofrendo perseguição não desanimou, nem deixou de servir a Deus);

- Era uma serva do Senhor (com o coração aberto e a mente atenta, procurava aprender e crescer nos caminhos do Senhor a fim de servi-Lo melhor);

- Era uma boa professora (vendo o irmão Apolo ensinar somente aquilo que aprendeu com João Batista e não o que Jesus havia ensinado, secretamente, chamou-o e, juntamente com Áquila, o instruiu na verdadeira doutrina).

A bíblia nos mostra que Priscila era madura, auxiliadora e preparada para toda a boa obra. Ela era uma líder nata, não há dúvidas, assim também como não podemos negar quão notável ela foi. A vida de Priscila não abre precedentes para colocarmos dificuldades em pregar o Evangelho e fazer a parte que nos cabe. A mulher de caráter forte, contada como uma das primeiras missionárias da Bíblia, seguiu firme, cumprindo sua missão de Apóstola – abrindo Igrejas por onde passava, estabelecendo o discipulado genuíno que pregava Cristo e sendo a esposa e auxiliadora idônea. Deixou o ensinamento para que eu e você sejamos tudo que Deus tem para nós.

Ao conhecermos Priscila com um pouco mais de profundidade, talvez a melhor maneira de agradecer a Deus seja orar pedindo-lhe que não nos permita ser pessoas estagnadas, paralisadas, inertes. Nós, que já fomos alcançados pelo amor e pela palavra de Cristo, devemos confessar nossa fé nEle, não apenas com palavras, mas, principalmente, com atos; devemos, também, pedir a Deus que nos ajude a sermos como Priscila, mulher notável, cuja fé cresceu, apesar das perseguições e das circunstâncias da vida. Que, como ela, nós possamos fazer a diferença em qualquer situação, conhecer a palavra de Deus, com profundidade, e auxiliar muitos irmãos a entenderem o evangelho de Cristo, de maneira integral, dentro e fora de nossa casa.

4 Comentarios

  1. Ela foi uma mulher mais que virtuosa.abria sua casa para recebe as pessoas e não era apegadas as coisas ,Priscila também era companheira amiga , uma mulher de muita fé uma serva do senhor procurava a prende e crescer do caminho do caminho do senhor, a fim de servi-lo melhor .fazia de sua casa um trabalho , hospitalidade e ministério , além de ser uma professora talentosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei sua versão ficou mas fácil de entender o assunto sobre a Priscila e como era ela e o que ela fazia

      Excluir
  2. Grato pela descrição das obras dessa grande mulher.
    Das proximas escreva citações bíblicas.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que lindo trabalho de falar de mulheres da Bíblia tão relevantes

    ResponderExcluir