Quetura: Cada macaco no seu galho


Complexos de inferioridade e superioridade têm sido a causa de todos os tipos de males neste mundo desde o início dos tempos. Vencer isso pode não ser fácil, mas na palavra de Deus encontramos soluções!

Quetura quer dizer “perfume”... e é interessante ressaltar porque a sua existência parece ter sido como o incenso sendo queimado. Uma presença tão discreta que quase não está. Um cheiro fugaz que tem o dom de desaparecer se o perseguimos. 

Segundo estudiosos da Torá, Quetura foi “a pessoa significante mais ignorada”. Quase ninguém a menciona, muita gente nem sabe quem ela foi no contexto bíblico, mas se olharmos para a sua vida veremos uma história incrível e um aprendizado que podemos tirar.

Pouco foi escrito a seu respeito, sendo possível apenas fazer a suposição de que ela teria vivido com o patriarca Abraão nas últimas décadas de sua vida. Ele viveu mais de trinta e cinco anos após a morte de sua primeira esposa e, em idade avançada, criou outra família e acompanhou o crescimento de seus seis filhos com Quetura. Os filhos de Quetura com Abraão se tornaram os antepassados de muitos povos árabes que povoaram o território ao oriente de Israel. Dentre todos esses povos, na narrativa bíblica do Antigo Testamento o povo midianita é o que mais se destaca.

A Bíblia menciona Quetura como concubina, uma espécie de esposa secundária que não teve a mesma posição que Sara mãe de Isaque, a primeira esposa. Sara foi a mulher que Abraão mais amava e sua importância era muito maior do que todas as outras. Quetura jamais teve o mesmo prestígio que a primeira mulher.

Diante dessa situação, imaginemos que não deve ter sido fácil viver à sombra de outra pessoa, ser a segunda num relacionamento. Não deve ter sido fácil ser vista como inferiorizada, menor, cobrada. Não deve ter sido fácil exalar perfume em meio ao desprezo, a zombaria e a “síndrome” de ser só mais uma opção.

Mas apesar disso, enquanto Sara era viva, Quetura jamais ousou tomar o seu lugar. Hagar, a outra concubina de Abraão, foi expulsa da parentela, mas Quetura conviveu muito bem com a sua senhora.

Quetura recebeu uma missão: independentemente do lugar ou posição em que nos encontramos, Deus pode nos fazer participantes de suas promessas. A Bíblia diz que: “de Abraão sairiam reis” e Quetura fez parte disso, gerando alguns desses reis.

O exemplo de Quetura é um desafio não só para mulheres, mas também para homens. Em meio às tristezas, a morte, o desprezo, as comparações injustas, as cobranças da vida para sermos os primeiros lembre-se: Você pode perfumar vidas. Você pode exalar o bom perfume de Cristo. Você pode ser um instrumento de Deus para trazer vida e espantar a morte. Você pode trazer alegria onde a morte reina. Você também pode ser chamada de aquela que perfuma.

Não aceite comparações. Você é peculiar, ninguém é como você. Sara deu um filho a Abraão, Quetura deu vários. Você pode não ter sido visitada por anjos, mas pode ser um anjo na vida de alguém.

0 Comentarios