Dâmaris: o pior surdo é aquele que não quer ouvir


A fé é gerada no nosso coração quando de fato ouvimos a palavra de Deus. Mas como sei que ouvi a palavra de Deus? Ouvir pode significar muitas coisas, inclusive, posso ouvir sem entender nada. Exemplo: se eu for à China, posso perfeitamente ouvir qualquer chinês falar comigo, porém não compreenderei nenhuma palavra que disser, pois não sei falar mandarim. Isto é... a força que captura nossa atenção e nos conduz a uma certa tensão interna ou externa não se encontra no sentido mais comum para ouvir (do latim audire), mas sim vai além do trivial ato de perceber um som pelos ouvidos.

Basicamente, para que alguém possa ter fé em sua vida, ele precisa ouvir a palavra de Deus e compreender. Porém, para ouvir a palavra de Deus é necessário que haja um emissor, ou um pregador. A fé é dom de Deus e somente Ele pode gerá-la nos nossos corações, mas isso apenas acontecerá quando houver quem pregue. 


Apesar das dificuldades encontradas pelo apóstolo Paulo em Atenas e o desapontamento com respeito aos atenienses em rejeitarem Jesus Cristo, houve resultados positivos. Na narrativa lucana dos Atos dos Apóstolos ele menciona algumas conversões: Lucas fala de Dionísio membro do Areópago, e de uma mulher denominada Dâmaris. 

Paulo estava em Atenas e aproveitou a oportunidade para pregar no areópago, o supremo tribunal de Atenas. Nas multidões que ouviam a pregação de Paulo, existiam vários tipos de ouvintes e em meio a essa multidão estava Dâmaris. 

Essa mulher ateniense e adoradora de ídolos não fechou seus ouvidos a mensagem que Paulo trazia a respeito do Reino de Deus. Enquanto uns o chamavam de "tagarela" e zombavam, ela prestava atenção a tudo. 

Dâmaris vivia em Atenas por volta de 55 d.C. De acordo com os Atos dos Apóstolos (Atos 17:34), abraçou o cristianismo depois do discurso de Paulo no Areópago. É provável que ela tenha tido um alto status pois somente assim uma mulher conseguiria ter acesso ao local naquela época. 

A bíblia fala de Dâmaris ao lado de Dionísio (um juiz ateniense), sugerindo que ela era uma mulher distinta e influente. Poderia ser também uma das hetaírai (heteras, mulheres intelectuais que se associavam aos filósofos e políticos), as quais, como mulheres livres, podiam fazer parte desse grupo. 

É provável que ela fosse uma aristocrata, que teria tomado o seu lugar na igreja juntamente com outras "mulheres de distinção", que se tomaram membros do movimento cristão primitivo, conforme também Lucas já nos deu a conhecer nos trechos de Atos 16:14 e 17:34. No entanto, quer fosse uma mulher proeminente ou pública, Dâmaris ouviu com atenção a mensagem de salvação do evangelho. E em seguida, com rara coragem e sabedoria dadas por Deus, escolheu protestar contra os debatedores zombeteiros e expressar seu compromisso com Cristo ressuscitado. 

Aqueles que ousam crer em Cristo enquanto a grande massa O rejeita são de grande valor para Deus. 

Neste caso, ouvir com o “ouvido espiritual”, de filha de Deus, é ouvir a Palavra possuindo o dom da fé habitando no coração. Para que a Palavra faça a diferença na vida de uma pessoa, a pregação precisa encontrar a fé dentro do âmago do indivíduo. Quando a mensagem de Cristo é pregada e se encontra no interior do ser humano com a genuína capacidade de crer em Jesus Ressuscitado ela “ativa” este dom de maneira irrevogável. 

Dâmaris nos leva a pensar na importância da Palavra de Deus que temos ouvido. Da mesma forma que outras mulheres cristãs, ela se tornou mais do que uma simples espectadora do ministério de Paulo. Ela passou a ser colaboradora, uma mulher da primeira igreja que ajudou a divulgar as Boas-Novas de Jesus Cristo.  

E quanto a nós, será que somos meras expectadoras ou praticantes da Palavra? Temos permitido com que a Palavra de Deus transforme a nossa vida? Temos tido a coragem de mudar nosso comportamento e seguir a Cristo?  Essas respostas são pessoais e necessárias para toda mulher que ouve a Palavra de Deus. Nossa mudança de vida começa quando não só ouvimos, mas quando decidimos colocar em prática. 

1 Comentarios