Jemima, Quezia e Quéren-Hapuque: Os últimos serão os primeiros


Quem aqui conhece alguém que tenha um nome "esquisito", escolhido pelos próprios pais, mas que excepcionalmente tem um lindo significado? Na antiguidade as pessoas colocavam nomes aos seus filhos tomando em conta suas experiências de vida. Assim, eles deviam pensar muito antes de fazer isso, orando sempre ao Senhor. Então, foi assim que Jó deu nome a suas filhas. No entanto, apesar de possuírem nomes tão "esquisitos" até mesmo para a época, elas eram muito bonitas. 

"... Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos." (Jó 42:13)


A bíblia enfatiza a beleza destas moças como uma benção de Deus para Jó e menciona que essa beleza não tinha comparação em seus dias. Mas devemos compreender a profundidade desta verdade, pois elas foram produto da paixão e aflição do pai.

Não há sofrimento que não traga crescimento e amadurecimento. Jemima, Quezia e Quéren-Hapuque nasceram em tempos de conquistas e de cura de seu pai, depois que ele tinha perdido tudo. Elas com certeza tiveram de lidar com os comentários das pessoas a respeito de como seu pai estava se recuperando e como os outros irmãos tinham morrido. Além disso, lidar com a comparação das irmãs do passado não deve ter sido nada fácil. A realidade é que quando pessoas querem ser más, elas são, e conseguem nos atingir com qualquer fato da nossa vida. Todavia, depois de uma grande provação, estas meninas puderam conhecer Deus mais de perto.

Na antiguidade as moças não tinham direito a herança nenhuma, só os homens, a menos que o pai delas não tivesse filhos, então elas podiam solicitar herança para elas como aconteceu com as filhas de Zelofeade, lá em Números (falaremos disso em outra postagem). No entanto, elas também receberam de seu pai as heranças, junto com seus irmãos, antes mesmo de Jó ter falecido. Conquistaram de seu pai bens muito especiais, recebendo grande generosidade. 

Elas quebraram paradigmas da época e foram agraciadas com honras que pertenciam somente a homens.

O pai delas, Jó, sofreu muito antes de receber estes três tesouros vindo de Deus. Assim como hoje, nós, mulheres, também somos o produto do trabalho, cuidado, amor e sofrimento de nossos pais ou até mesmo de pessoas que se importam e cuidam de nós. Na verdade, Jemima, Quezia e Quéren-Hapuque simbolizam três virtudes que seu pai não tinha no passado. Assim, elas nasceram da parte de Deus para lembrar-lhe da importância dessas virtudes, para manter-se sempre aprovado e abençoado por Deus. 

Portanto, meninas... Vamos louvar a Deus pela sua misericórdia e agradecer a nossos pais, avós, parentes e amigos pelo seu amor incondicional! Que possamos ser como as filhas de Jó que em toda terra não se achou mulheres tão lindas tanto por dentro quanto por fora. Mulheres de grande respeito e exemplo na sociedade de sua época.

Através de seu nomes, elas nos deixou exemplo de uma verdadeira igreja que espera o arrebatamento; uma igreja que espera o rapto do noivo o cordeiro de Deus. Que sejamos assim como as pombas exibindo toda sua simplicidade (Jemima), como o bom cheiro de Cristo no meio em que vivemos (Quezia) ao ponto que, através de nós, possamos ganhar vidas para o reino de Deus e somente dessa forma o Senhor Jesus terá nossa vida como agradável aos seus olhos, e, ainda, que sejamos também uma verdadeira pintura para os olhos de Deus (Quéren-Hapuque). Somente assim seremos agraciados com a herança eterna que para os fieis está guardada.

0 Comentarios